quarta-feira, 4 de julho de 2012

Só mais um texto ...

 

************************************************************************************************************************************

Um pequeno texto para desabafar...


Gosto muito de estudar e estou me empenhando um pouco na área da comunicação e os blogs. Por livre distração, não pensem que ganho horrores com meu blog...


Bom, aprendi coisas muito boas e pretendo compartilhar com vcs. (mais pra frente, hoje, vou dar piti).


A BlogEsfera não pára de crescer.


E 60% do público dos blogs são mulheres.


Mas uma coisa me "apurrinhou". Os nossos blogs femininos. Pois é.


Nossos blogs femininos que tanto amamos são considerados pelos homens e pesquisadores como algo fútil. “...a base dos blogs está relacionada à futilidades femininas...”


De acordo com a afirmação de um dos autores (não vou listar os autores, li vários textos e fiz anotações das passagens que me interessavam, não lembro de onde tirei e também me recuso a fazer propaganda) “os blogs femininos na função de diário íntimo parecem transpor para o mundo virtual a mesma carga de preconceitos que historicamente acompanha a escrita de mulheres”.


Estamos refletindo o que por muito tempo lutamos para afirmar o contrário, que não somos cabeças vazias e que não nos preocupamos só com porcarias.


Aparentemente, afirmamos que só nos preocupamos com compras, aparência e tricot com as amigas.


Os homens que opinaram (em uma pesquisa do livro) sentem falta de um posicionamento político das mulheres, com discussões sobre o mercado ou assuntos que eles afirmaram ser inteligentes... (se liga!)


Mas eu pergunto: o que é inteligente?


O que é mais estratégico e determinante do que determinar o rumo das pesquisas de mercado (afinal somos o retorno positivo ou negativo para as empresas fabricantes), influenciar em decisões finais de compras, ser ponto chave nas decisões de qualificação de um novo produto que será lançado no mercado?


Olha, homens inteligentes, como se dizem, fazemos parte do pedaço do mercado e da sociedade chamado "ditadura da moda e da beleza" só que vcs também fazem parte disso.


Ou vc, homem inteligente, quer afirmar que tem uma namorada que não vai ao salão, não faz as unhas e não se arruma bem pra te encontrar? Que a única coisa que vcs se importam é com a inteligência?


Sabemos que nos primeiros 15min a beleza é capaz de iniciar um relacionamento, mas o resto de uma vida não seria possível suportar ao lado de uma mulher fútil como vcs nos "pintam"... Vcs também são causadores disso.


Vcs não prestam atenção nas mulheres lindas e incríveis ao lado de vcs pois estão muito ocupados, demonstrando quem tem razão, quem é inteligente, quem não está nem aí pra decisão alheia só pq é uma opinião contrária a sua.


E digo mais, eu era básica quando o assunto era moda e beleza.


Sim, eu tinha muito preconceito com quem gastava horrores com artigos de beleza.


Por muito tempo tentei desesperadamente me igualar na ditas “capacidades masculinas” e por milhares dessas vezes ouvi o típico “vc é mulher” (e ainda escuto).


Posso falar que desde que comecei com a minha BlogEsfera conheci mulheres maravilhosas que mostram em seus blogs os produtos, estilos que mais gostam, são divertidíssimas, tem muita opinião e são inteligentes o suficiente pra não terem que se auto afirmarem com textos longos e chatos sobre política, esportes e mercado... (como esse, inclusive...longo, mas o blog é meu e eu posto o que quiser).


As blogueiras mostram o que gostam e acreditem homens (e mulheres preconceituosas), nós não gostamos de discutir sobre o que vcs gostam (até sabemos do assunto, mas não vale a pena, vcs acreditam fielmente que tem a única e verdadeira razão, a gente se cansa de ficar tentando e ignora o assunto completamente fingindo que não entendemos, aí vcs ficam felizes e o mundo de vcs fica perfeito), portanto, nos respeitem.


Em planetahilda.blogspot.com.br eu li: “A diferença no modo como as mulheres observam os temas está relacionada com o que são como pessoas e não com o simples fato de serem mulheres”. #amei


Antes de virem falar de nossas futilidades, nos conheçam (caso haja espaço nesse umbiguinho básico onde gira o mundo de vcs).


Aprendam que cada um deve ter um lazer, garanto que o blog de vcs é sobre futebol, carros, motos, UFC, mulheres ou sei lá, qualquer outro assunto que vcs gostem...


Esse pequeno texto (modesta eu, não? rsrs) não serve só para homens, mas pra qualquer um que acha que um blog (e assuntos de beleza ditos femininos) é feito de quem não tem o que fazer.


Nós temos o que fazer. E muito. Mas temos tempo de nos distrair e pensar em coisas divertidas, agradáveis.


Continuem com esse velho discurso discriminatório contra as mulheres ditas fúteis. Nós não ligamos, pois sabemos muito bem quem realmente somos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário