sábado, 1 de dezembro de 2012

Alimentos Sabotadores - Por @LuhGuedes


Já perceberam que tem gente que vive de regime e não emagrece nunca? Existem os alimentos que são sabotadores da sua dieta, além de você. Nada em excesso faz bem, nem mesmo frutas. Geralmente pecamos no excesso, vários alimentos tidos como leves, sabotam a sua dieta se eles forem digeridos com exagero. Procure comer alimentos nutritivos, pois eles aceleram o metabolismo, o contrário não estimula a queima da gordura.


Aqui é a Luh Guedes do Blog Devaneios de uma Camaleoa.


Vamos conhecer alguns alimentos que foram nomeados sabotadores da dieta:





BOLACHA CREAM CRACKER –  Vocês sabiam que cada bolacha chamada água e sal tem 21 calores e cinco unidades equivalem a duas fatias de pão integral. Além disso, não matam a fome e tem menos fibras e mais gorduras.






DOCES DIETÉTICOS –  Eu sempre disse que não gosto de nada diet e nem light, que engordam. Falava isso e as pessoas riam de mim. Hoje é cientificamente comprovado! No caso do chocolate diet, ele não tem açúcar, mas a quantidade de gordura é tão alta que eles costumam ser mais calóricos do que o chocolate normal. Quando for comer chocolate, prefira os amargos, são mais saudáveis.





REFRIGERANTE ZERO –  Refrigerantes com zero caloria têm cafeína em excesso, que inibe a absorção de cálcio e ferro, essenciais para o organismo. Outra desvantagem são os adoçantes artificiais, responsáveis pela retenção de líquidos e pelo aumento da pressão sanguínea. “Opte por um suco light. Os de caixinha, mesmo com conservantes, trazem algum benefício da fruta natural”, diz Luciana Harfenist. Um copo da versão light possui 40 calorias, em média.”






QUEIJO BRANCO –  Um fatia dessa queijinho tem 66 calorias, a mussarela tem 97. Se você quer menos calorias no prato, escolha queijos como cottage (29 calorias/fatia) e ricota (35 calorias/fatia). Esses dois tem um teor baixo de gordura e sódio além de serem ricos em cálcio. Enquanto o queijo branco tem alto teor de sódio e gorduras saturadas e fazem mau para o coração.






GRANOLA  Uma porção de granola equivale a 192 calorias. Você pode substituíla por aveias, amaranto, quinua e linhaça que não tem açúcar. A granola é feita com açúcar mascavo, se você substituí-la por esses outros grãos estará “economizando” 60 calorias, além das outras fibras ajudarem a regular o intestino.






BARRA DE CEREAL  algumas barrinhas de cereais são mais calóricas do que uma barra de chocolate. Quando for comprar prefira as de gergelim e linhaça, além de menos calóricas, as sementes tem muita vitamina E e são antioxidantes.






SOPAS DE PACOTE  São pobres em nutrientes e tem um teor altíssimo de sódio. O sódio aumenta a pressão arterial e provoca a retenção de líquidos. Evite-as. Faça uma sopinha de legumes, são mais saudáveis e é rica em nutrientes.






MOLHOS PARA SALADA  os molhos industrializados fazem com que as calorias da sua salada subam de 100 calorias para 300. Tempere com alho, limão, vinagre e uma colher de chá e azeite, se possível escolha o extravirgem. Ou seja, não basta comer salada, tem que saber temperar.







PETISCOS NATURAIS  Frutas secas e grãos, esses não só podem, como devem ser consumidos, o “problema”, ou melhor, o cuidado tem que ser na quantidade. Durante o processo de fabricação, esse alimentos perdem água, assim fica concentrado uma grande quantidade de açúcar. A soja também é um alimento que entra nesse quesito. Ela é riquíssima em proteínas vegetais e fibras, mas em compensação, tem um valor calórico altíssimo (250 cl. ½ xícara de chá) e muito sal.




Nota: “Excesso de sódio, além de desencadear problemas cardiovasculares, gera inchaço no corpo e acentua a celulite”


ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE INVESTIR:

Pimenta vermelha, óleo de coco, gengibre, canela, e chá verde. Esses alimentos são do grupo dos alimentos termogênicos. Esse tipo de alimento aumenta o gasto energético do corpo quando ingeridos, ou seja, aceleram o metabolismo, aumentando a assim a queima de gordura.



Fonte: Revista Boa Forma | Fotos: Google






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