sábado, 23 de março de 2013

Por um mundo com mais educação - @LuhGuedes



20130323-135328.jpg

Pode parecer piegas, mas queria um mundo com mais educação. Não bastam pais, professores, a educação tem que vir de cada um de nós. Se cada um fizesse a sua parte, o mundo seria melhor. Um mundo com mais “com licença”, ”por favor”, “obrigada”. O mundo onde as pessoas respeitam e ajudam os idosos, onde as pessoas se levantam no ônibus para uma pessoa mais velha sentar. Você está cansado do trabalho? Um idoso, além do cansaço diário que mesmo não fazendo nada é maior que o nosso, tem vários anos a mais pesando nas costas e um dia, pode ser você a ganhar esse lugar para sentar. Um mundo onde as pessoas pedem desculpas ao esbarrar umas nas outras.

Vivemos em mundo que não para de girar, todos trabalham muito, estamos sempre atrasados, correndo para o serviço, para um compromisso. Corremos tanto, que paramos de olhar para a vida. Não vemos a beleza das árvores, o sorriso das crianças e até mesmo a beleza da cidade.

Esquecemos-nos de ouvir os outros, todos têm problemas, TODOS, os seus não são os únicos. Vamos tentar viver de maneira mais leve, mais educada. Escutar quando o outro falar e falar de uma maneira que você queria ouvir. Não falar quando estiver com raiva, é a primeira regra. Quando estamos com raiva, tendemos a falar sem pensar, de qualquer jeito, magoando o outro e quando fazem o mesmo conosco, não gostamos. Nos colocar no lugar do outro é a segunda regra. Há maneiras e maneiras de se dizer uma mesma coisa e a palavra é uma das coisas que não volta atrás. O que você disser, poderá marcar a outra pessoa para sempre, positiva e negativamente.

Quero viver em um mundo, onde haja mais sorrisos, mais abraços, mais carinho e mais respeito. Respeitar o próximo, terceira regra. Não faça com o outro o que você não gostaria que fizesse com você. Educação no trânsito, na escola e principalmente em casa. Não grite, eduque. Estão gritando com você, abaixe o tom de voz cada vez mais, a pessoa que está gritando vai ter que falar mais baixo para te ouvir. Ajude seu amigo na escola, na faculdade, na vida! No trânsito, dê passagem, não buzine, a buzina não vai melhorar o trânsito, só vai deixá-lo mais tenso e barulhento.

Vamos tentar fazer do mundo, ou pelo menos da cidade em que vivemos um lugar melhor, mais educado e lembrem-se, toda mudança começa dentro de você. “Plante o bem, o resto vem”.

Texto Luh Guedes
www.devaneiosdeumacamaleoa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário