terça-feira, 16 de abril de 2013

O que é a tal da Reeducação Alimentar? Por Dra Letícia Carolino

alimentação saudável


Sentimos-nos atraídos por dietas que parecem fazer milagres, que prometem um emagrecimento rápido e aparentemente fácil, porém emagrecer com saúde não é uma tarefa fácil. Dietas malucas e passar horas sem se alimentar podem até reduzir as medidas rapidamente, mas as consequências futuras podem não ser tão boas assim.

Muitas destas dietas são elaboradas por profissionais não capacitados, ou são tão restritivas, que colocam o organismo em uma situação de risco nutricional. Para evitar qualquer problema, nutricionistas e profissionais da saúde desenvolveram a reeducação alimentar, que visa o equilíbrio orgânico, o peso ideal e saudável e a saúde plena do indivíduo.

A partir disso surgiu um conceito interessante: a Reeducação Alimentar, um processo de mudanças de hábitos e a conscientização do que faz bem. Uma forma de trabalho que tem como objetivo unir a parte nutricional com o aprendizado e a gastronomia.

Vocês devem entender que ter uma alimentação equilibrada, balanceada e variada é importante para conseguir nutrir as nossas células adequadamente. As pessoas que não consomem frutas, verduras e legumes podem ter um desequilíbrio no organismo por deficiência desses nutrientes e o resultado podem ser algumas alterações como: cansaço, acne, sintomas da TPM, compulsão alimentar, ansiedade, irritação, constipação, hiperatividade, depressão, falta de energia, dificuldade em perder peso e, futuramente, doenças crônicas. A parte mais interessante é que não há restrição total de nenhum nutriente e não há grandes proibições, a individualidade de cada um é respeitada.

Portanto no processo de reeducação a pessoa enxerga grande parte de seus erros alimentares e acaba compreendendo o que precisa ser mudado. É importante entender que é um processo gradual onde é possível obter um emagrecimento de sucesso, além de incorporar hábitos muito mais saudáveis a sua vida.

O mais importante é que só um nutricionista poderá lhe ensinar a realizar trocas saudáveis na alimentação, oferecer dicas e receitas saborosas com bom valor nutricional, deixando para trás a ideia de que tudo que é bom engorda, ou que alimentos saudáveis não são saborosos.

 

Nutricionista: Dra. Letícia Carolino (lscarolino@hotmail.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário