Biomassa de Banana Verde
Minha amiga nutricionista Dra Letícia Carolino nos fala sobre a Biomassa de Banana Verde:
"Olá galera,
Sei que sumi por um tempo, mas logo aviso que estou de volta e ai vai uma novidade fácil e super benéfica:
A Biomassa de Banana Verde
A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.
A biomassa de banana verde é uma grande estrela na gastronomia funcional devido a sua composição nutricional e versatilidade. Como tem sabor neutro, pode-se usar em receitas doces e salgadas.
A banana ainda verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino. além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Então aí vai uma receitinha de Biomassa de Banana Verde:
Ingredientes
• 4 bananas-nanicas verdes
Modo de fazer
* Coloque as bananas com a casca numa panela de pressão e cubra com água.
* Cozinhe por 15 minutos e escorra.
* Retire a casca e amasse (ou passe no processador) a polpa ainda quente até formar um purê.
* Guarde na geladeira (dura quatro dias) e use aos poucos – no mingau de aveia, na sopa, no suco funcional ou misturado a outro alimento quente e receitas.
E aí, gostaram?
Nutricionista Dra Letícia Carolino
lscarolino@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário