terça-feira, 30 de julho de 2013

Diário de Gestação: Coisas Bizarras que Ninguém Deveria Falar

duvidas gravida


 

Estou escrevendo esse diário desde o 4º mês de gestação (mais precisamente 18 semanas) e muitas coisas bizarras já me aconteceram.

Quando digo "bizarras" são comportamentos de pessoas ao meu redor, dicas praticamente absurdas que talvez tenha funcionado para alguma "vovó" nos anos 50, e o "melhor" mudanças no meu corpo que (acreditem) não fizeram de um começo de gestação nada bonito!

Agora estou com quase 6 meses (exatas 23 semanas)...

Quando imaginava gravidez, eu imaginava uma grávida linda =)

Só que o (meu) começo não foi bem assim...

*ATENÇÃO: ESSE É UM RELATO DO QUE ACONTECEU COMIGO EM CADA MÊS. NÃO GENERALIZEM! (tenho umas amigas que não passaram por .. quase .. nada do que eu passei ok? Não surta!)

 

* 1º mês de Gestação:

Não sabia que estava grávida. Pesava 63 kg e estava treinando funcional igual uma loka para tentar emagrecer.

Estava saindo muito com meu marido e amigos e bebia bastantinho (nada que me fizesse cair mas convenhamos que 6 doses de tekila não é pra qualquer mortal).

Então ... minha avó morreu ... foram 5 dias dormindo mal (3 estava virada de "praia" com a galera) .. foi um stress do cão! Não apenas pelo fato só da minha avó ter ido (afinal fiquei muito mal), mas por tudo que ocorreu ao redor no âmbito particular. Isso não vem ao caso ... quando amadurecer eu escreverei sobre isso rs.

O fato é que me senti sozinha por um belo tempinho aí pela frente ..

Fiquei loira. Tudo super indicado pela medicina, só que não.

 

* 2º mês de Gestação:

Foi então que dei por falta da menstruação. Como passei muito stress acreditei que fosse isso, estava enjoada, culpei a marvada da catiaça e a alimentação péssima, afinal, estava muito triste e liguei o botão do "tô nem aí", fora os enjoos que eu culpava uma ilusão de gastrite.

Veio a páscoa, e nada da menstruação...

Já havia perdido 1 kg.

Quando fui treinar, senti uma dor absurda na parte inferior do abdome, absurda mesmo e então..

Resolvi fazer um teste (nesse meio tempo comprei minhas férias com amigos pra Bariloche, olha a grávida esquiando, rsrs).

eeee deu positivo, já estava de 9 semanas quando descobri.

 

* 3º mês de Gestação:


Fui ao médico e iniciei uma bateria de exames e acompanhamento Pré Natal.


Tive um leve descolamento de placenta. Repouso por 7 dias .. depois tudo ok.


Começaram as dicas e os enjoos pioraram.


Vomitava como se não houvesse amanhã. Cheguei aos 60 kg.


(meninas, algumas dessas dicas pode funcionar pra vocês, mas pra mim não deu muito certo rsrsrsrs)


Dicas e Blá blá blá:


* Chupar limão puro para melhorar enjoo- me rasgou a boca, estourou 1 milhão de aftas. Minha alternativa - limão espremido na água e água de coco me ajudava muito durante as refeições.


* Começar a esfolar o bico do seio com bucha vegetal pra poder amamentar - Oi? será que as pessoas não entendem que 3 meses de gestação descobertos recentemente já assustam bastante e tem que ficar enchendo a cabeça da futura mãe que vai ter sua rotina completamente alterada com detalhes que podem ser ditos próximos ao parto!!!!!!!!! NÃO! NECA DE PITI BIRIBA! NÃO! NÃO! TAPEM SEUS OUVIDOS! SE PREPARAR PARA A VINDA DO BEBÊ É IMPORTANTE, MAS VAMOS COM CALMA!!! NÃO QUERO FALAR SOBRE ISSO AGORA kkkkkk


* Parto normal é melhor do que cesária e você vai ter parto normal - ah querida grávida. As pessoas ao seu redor vão falar como se você não estivesse ao lado delas. Vão tomar decisões e encher o teu saco pra você escolher o que elas acham que é melhor pra você. SÓ VOCÊ E SEU MÉDICO SABEM O QUE É MELHOR, PORTANTO TAPEM OS OUVIDOS E NÃO HESITEM EM RETRUCAR E MANDAR A MERDA kkkk.


* Você precisa comprar isso e aquilo - na boa, muita coisa é inútil ou talvez seja útil somente para alguns, farei uma postagem do que achei útil e inútil depois de ter o bebê. Mas não saia comprando tudo não. Economize e pense depois desse turbilhão que irão falar na tua cabeça, pense na sua realidade... (é o que estou tentando fazer)


* Grávida Não pode tingir o cabelo: opa! em partes isso é verdade! Você terá que usar produtos específicos para gestante. E só faça se o seu médico liberar ok? Isso é sério!


* Existe progressiva de gestante, relaxa!: Conversei com profissionais de minha confiança e te digo que, se alisa é porque tem formol. Esses salões que fazem progressiva em grávida não são vistoriados e compram produtos que prometem não ter formol. Mas é bom ter cuidado. Meu médico liberou a Carbocisteína, que não alisa, só abaixa o frizz. Preste atenção na vaidade, tudo tem limite. Quer fazer um teste? Liga em um salão caro e conceituado de sua cidade e pergunte se eles fazem progressiva de grávida.


* Você não pode mais dirigir e nem trabalhar: Oi???? No coments about this...


* Você vai deixar o bebê na creche??? Ah, acho que você deveria parar de trabalhar... : Quem toma essa decisão é você e seu marido / namorado / companheiro .. Nem responda a esse tipo de comentário.


* Você nunca mais vai dormir na vida: peraí. Igual no meu casamento que falaram "você não vai comer nada" e eu fiquei pê da vida, e sim, eu comi e almocei como um ser humano normal ao lado de meu marido, estavamos pagando nossa festa e não iria comer? Só as lokas mesmo! Tenho 3 exemplos recentes de recém nascido que são uns amores! Nem tudo está perdido! Entendo tudo sobre histórias de perder noites de sono e tal, mas NÃO FAÇA COMENTÁRIOS DESAGRADÁVEIS POR FAVOR!


* Grávida pode fazer qualquer tipo de exercício: opa! pára tudo! isso varia da sua condição, se teve complicação no início da gravidez, se o seu médico liberou, se você é sedentária, se você é atleta ou tem problemas de saúde. SEU MÉDICO ORIENTA E DECIDE OK?


* Você nunca mais vai sair ou viajar. Aproveite agora: mais um Oi???? E meus pais nunca sairam comigo, eu não tenho amigos com filhos que passeiam pra caramba e vc vai se tornar uma gorda baleia refém do serviço do lar e de trocar fraldas! kkkk SÓ QUE NÃAAOOO. Mais uma vez .. ou manda a merda ou saia de perto.


****


Meus enjoos foram passar quase agora rsrs e agora veio a fome absurda!


Estou com 66 kg .. O.o sim, preciso controlar doces e bolachinhas, mas agora confesso que está difícil, preciso me preocupar com o peso.


***


ALGUMAS DICAS DE OURO PARA GESTANTES:


Acredito que, independente dos sintomas, algumas dicas foram muito bem vindas! Tenho uma amiga muito muito prática e realista e ela prestou muita atenção no médico dela durante a gestação. (Bêjo Rô). Algumas outras amigas não tão práticas também ajudaram muito rsrsrsrs (Bêjô galera). Vou lhes falar o que me serviu.


* Agora que está grávida não tire mais o Soutiên: a teoria é, seu seio vai aumentar e ficar mais pesado, portanto se você não oferecer boa sustentação você terá maior tendência de ter estrias.


* Hidrate a pele com óleos para banho e hidratantes específicos para gestante: isso é o mínimo de cuidado para qualquer gestante. Eu fui além, fui na dermatologista e estou usando tudo conforme indicação médica.


* Use protetor solar: sim! pra sempre! melasma é uma realidade pra mim e outras mil gestantes, procure sua dermatologista e use o protetor que melhor se adequar à sua pele.


* Não coma em grandes quantidade e fracione a alimentação, coma pequenas quantidades mais vezes ao dia: amigo é tudo gente! A Letícia escreve pro Blog e me ajuda nas dúvidas (Bêjo Lê) que tenho referente a alimentação.


* Descanse bastante: dá muito sono ser grávida, aproveite esses momentos e durma gostoso.


* Use calças do seu tamanho: infelizmente umas duas calças de gestante você provavelmente comprará e se tiver amiga costureira (Bêju Lourdinha) ela ainda faz um bem bolado no coz de sua calça pra ficar adequado.


* Como é a sua primeira gestação, seu médico vai agir com cautela, pois ele não conhece a reação do seu corpo diante essas mudanças, vai com calma: recebi essa dica de um amigo educador físico mega antigo na área, e ele disse: respeite o que o seu médico disser, se ele não permitir exercício então não faça. Fica Dica de ouro.


Por hora é o que tenho pra vocês amigas gestantes.


Aos poucos tenho postado várias dicas do dia a dia e do que tem funcionado comigo.


E se você é amiga de gestante te dou algumas dicas:


* Não fale o que não sabe, ajude-a  a pesquisar.


* Não dê dicas ou faça comentários que possam causar medos e nem fique contando histórias do que aconteceu com a tia da sua vizinha.


* Curta com ela, roupinhas, enxoval etc.


* Se você é mãe, dê dicas do que você fez, mas não fale como verdade absoluta e nem fale no tom de soberania, diga como isso funcionou pra você, porque se funcionar pra ela, ela irá aderir a dica.


Sei que muitas dicas são dadas de bom grado e a intenção da maioria não é perturbar a gestante, mas é preciso cautela.


Bjinhus e aguardem as histórias ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário