quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Suplementação e Academia – Sem orientação não dá!

musculação


A busca pelo corpo perfeito, tanto em questão estética quanto em questão saudável, tem sido constante pela maioria das pessoas. É visível o crescimento do consumo de suplementos para potencializar o efeito da atividade física. Os suplementos alimentares, quando aliados a uma dieta equilibrada, auxiliam no processo de emagrecimento, definição ou no ganho de massa muscular. Cheio de promessas tentadoras, esses produtos são vendidos livremente em lojas especializadas, sem a exigência de receita médica ou qualquer acompanhamento. Mas nem tudo é tão simples quanto parece. Mal administrados, eles oferecem sérios riscos à saúde.

No Brasil, a idade média dos consumidores de suplementos alimentares está entre 20 a 35 anos, um público relativamente jovem e também o público que mais se preocupa com o físico. Os jovens de 20 a 35 anos estão lotando as academias e, por isso, pode ser que haja a indicação de produtos sem uma avaliação prévia quando um amigo indica para outro amigo, que indica para outro amigo e por aí vai. O uso incorreto ou excessivo de um determinado nutriente impede a absorção de outros, provocando o desequilíbrio nutricional. Outro erro é substituir a refeição pela suplementação, vale lembrar que suplemento não pode ser substituto da alimentação, mas sim uma complementação, pois uma alimentação equilibrada é a melhor – e única – maneira de manter o corpo em dia e em boa forma.

Quando o suplemento é mal ingerido ou a orientação passada não é ideal para quem vai usar, ele pode trazer danos ao organismo, principalmente:

* Problemas no fígado;

* Nos rins;

* No coração;

* Aumento no percentual de gordura;

* Aumento de acnes;

* Gases;

* Alergias respiratórias.

Os suplementos devem ser receitados por um nutricionista, pois é importante fazer uma avaliação antes de utiliza-los. Conheça a seguir os principais tipos de suplementos disponíveis no mercado e seus efeitos:

 

PRÉ-TREINOS - O que é: em sua composição há vasodilatadores que facilitam a passagem de oxigênio e psicoestimulantes pelos vasos sanguíneos e faz com que eles cheguem às células musculares mais depressa. Dessa forma, oferecem ao usuário mais pique e força para fazer atividades físicas.

Efeitos colaterais: dependência, aumento da resistência a estimulantes, ansiedade, arritmia, alteração da pressão arterial, tremores, insônia, agressividade, sonolência e desânimo após o efeito estimulante.

 

TERMOGÊNICOS - O que é: são suplementos que ajudam a acelerar o metabolismo e o processo de termogênese, que aumenta a temperatura do corpo e auxilia na queima de gorduras.

Efeitos colaterais: pode causar desidratação, arritmia, agressividade, insônia, cefaleia, falta de concentração, enjoo, agitação.

 

WHEY PROTEIN - O que é: Whey Protein é a proteína presente no leite e o suplemento mais usado nas academias. Como é de fácil absorção, promove rápida reconstrução muscular e é ideal para atletas de alto nível.

Efeitos colaterais: pode engordar se não for ingerida a dosagem correta ou se o uso não for acompanhado de uma dieta equilibrada. Em algumas pessoas pode provocar gases.

 

MALTODEXTRINA E DEXTROSE - O que é: é um carboidrato de absorção lenta, extraído do amido de milho. Possui alto índice glicêmico, ou seja, promove elevação do nível de glicose no sangue, fornecendo energia. Para controlar a quantidade de açúcar, o organismo produz insulina, que auxilia na síntese de proteínas, o que acaba contribuindo para a reconstrução muscular. Além disso, atua no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam proteínas, creatina ou glutaminas.

Efeitos colaterais: não existem estudos que descrevam os efeitos colaterais, mas há relatos de surgimento de acne.

 

Mas atenção: nada de escolher o seu sem a orientação certa, para não colocar a saúde em risco em nome da vaidade.

 

Nutricionista - Dr.ª Letícia Carolino


lscarolino@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá, adorei demais do seu web-blog! gostei pois o conteúdo muito bem alinhado.

    Tenho um blog no mesmo tipo de conteúdo e gostaria de ver
    se você tem alguma dica para quem está começando a
    escrever blog sobre este tema. Obrigado!
    c2fb1369dfd8a044f94d5623a5fd42fc

    ResponderExcluir