sábado, 12 de outubro de 2013

Trabalhar demais pode ser forma de mascarar vida infeliz - (uol)

Trabalho cansativo


Mais uma vez eu lendo matérias de auto ajuda na Uol ..


E mais uma vez eu choquei com essa matéria:


"Trabalhar demais pode ser forma de mascarar vida infeliz"


Oi???? Pode produção????


ok realidade, eu já havia suspeitado...


A abordagem da matéria começa falando sobre "amar o trabalho" e controlar esse amor, afinal, tudo em excesso faz mal.


"Quando se coloca muita expectativa, ele acaba tendo um peso enorme na sua vida, o que costuma gerar ansiedade, autocobranças e culpa, caso algo não saia como o planejado" (uol)


.... Agora a questão é: Será que as pessoas que trabalham muito amam o trabalho ou odeiam sua vida?


... Questão 2: Será que as pessoas que trabalham muito amam mais os "frutos" ($$$) de seu trabalho do que a própria vida pessoal?


""A dedicação excessiva pode ser sinal de que algo não vai muito bem na vida pessoal, segundo Blenda. "Às vezes, a pessoa trabalha muito para fugir de uma crise, para não se relacionar com os outros. O trabalho acaba sendo uma proteção", diz."" (uol)


*o*


e mais ..  ""é comum que pessoas com a vida pessoal insatisfatória transfiram todas suas expectativas para o trabalho. "Sem perceber, ela pode se dedicar demais não por amar o trabalho, mas por não estar contente com a vida. Para compensar a falta de algo, a pessoa fica tão absorvida pela profissão que se esquece da vida pessoal, que acaba sendo ainda mais prejudicada", afirma."" (uol)


Sim, clássico. Passei por isso (ou ainda passo, sei lá, os psicologos que analisem por favor, estou ocupada demais trabalhando).


Lembro bemmm de uma fase (uma não, já contei 3 fases) na minha vida que eu simplesmente não queria voltar pra casa e me matava de dar aulas particulares só pra não ter que presenciar e encarar o problema "em casa". Por um lado bom, foi a época que ganhei mais dinheiro, pude dar um UP na minha vida econômica pessoal, mas o outro aspecto da vida foi sendo levado com a barriga.


Ah, normal, desde que isso não fique pra sempre e você aprenda a enfrentar seus problema (o que aparentemente não é o meu caso), até que essa fase pode ser boa pra você.


Lado ruim: em todas essas fases foi a que mais perdi "amigos" (porque amigo que é amigo não se afasta e entende, aceita e te ajuda a enfrentar esse problema) .. vou mudar a frase, foi a que mais o meu circulo social diminuiu.


"Conheça pessoas com outras carreiras. Profissionais inovadores e criativos estudam temas que não têm a ver com o dia a dia de trabalho. Isso amplia a mente e traz soluções diferentes para problemas que acontecem até mesmo no trabalho" (uol)


Em alguns desses términos de crise (porque isso é uma crise) percebi que nem amava tanto minha profissão mesmo .. gosto de trabalhar .. independe do que seja (escritório, ginástica, sites, comunicação visual) .. gosto de diversidade!



Minha dica é: avalie .. leia e avalie a sua situação ..


Primeiro sintoma é : "Não posso faltar no trabalho se não nada funciona"


Novidade amiguinhos - vai funcionar sim, porque ninguém, como ser humano máquina, é insubstituível!


Se vc começar a inventar locais onde se sinta necessário, é porque sua vida pessoal está vazia ...



Fica Dica...



Bjinhus


Ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário