sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Você tem Compulsão Alimentar?

compulsão alimentar


Muito diferente da "gula" a compulsão alimentar merece uma atenção maior.


A compulsão alimentar é um transtorno alimentar. Episódios de gula são comuns, principalmente em fases de ansiedade e/ou TPM, mas são controlados a partir do momento que você percebe que engordou ou que está comendo demais.


Caso você não aceite essa gula e comece a comer escondido então, bang! Você está com transtorno alimentar.


"Segundo o psiquiatra Adriano Segal, responsável pelo departamento de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da Abeso, há duas principais definições de compulsão alimentar. A princípio, ela pode ser entendida como um episódio de descontrole, em que são consumidas grandes quantidades de comida com sensação de perda de controle sobre o quanto se come. Em casos mais graves, ela recebe o nome de Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, quadro que apresenta as características descritas anteriormente, mas com mais frequência e, além disso, gera desconforto." (fonte uol-minha vida)


Para saber se você desenvolver a Compulsão alimentar veja se você se identifica com um ou mais situações abaixo e procure ajuda. (fonte uol - minha vida)


* Comer Escondido : tentativa de fugir do julgamento alheio e até mesmo dele próprio.


* Comer Rápido : Quem come rápido tende a comer mais pois a sensação de saciedade demora à acontecer.


* Comer sem estar com Fome : Geralmente consome alimentos ricos em gordura e carboidratos simples.


* Comer até se sentir mal : O exagero e a ingestão rápida de comida (como se nunca mais fosse ver comida na frente) são características da compulsão alimentar. Comer para satisfação emocional e não física.


* Estar sempre comendo : o famoso "beliscar" o dia todo demonstra carência e a falta da comida mostra um vazio emocional.


* Comer para se sentir bem : aquela história de terminei um namoro e vou me acabar no chocolate pode ser uma brincadeira perigosa. Esse episódio de descontrole pode ser um aspecto da compulsão alimentar.


* Sentir culpa após um episódio de descontrole : QUEM NUNCA??? Mas fique atenta para isso não ser sempre. Você reconhece que a atitude está errada, então controle-se para não fazer.


(fonte de pesquisa: uol/google .. imagem: google)



Nenhum comentário:

Postar um comentário