quarta-feira, 16 de julho de 2014

Erros mais comuns de quem faz Exercícios sem orientação

mulher academia


Olá! Sou educadora física e defendo com unhas e dentes a orientação de nós, profissionais formados e estudados no assunto, para te auxiliar nos treinos e resultados.


Mas, aceitando a realidade de que boa parte da população treina sozinha (por diversos motivos: falta de grana, falta de tempo, ou até mesmo de encontrar bons profissionais ao seu redor), vou passar algumas orientações básicas para que você não se machuque ou se prejudique de alguma maneira.


* Evite fazer o mesmo treino pra sempre: 


Caminhar é legal, correr é legal, mas se você não variar intensidade com toda certeza vai chegar em um ponto que você não terá mais resultado. Sabe aquela expressão "não emagreço mais" .. pois então, falta estímulo e orientação de treino. Se você treina musculação, e faz exercícios aleatórios, e sempre da mesma maneira, você pode desenvolver LER (lesão por esforço repetitivo). Ah, e não adianta sair aumento o peso sem saber o porque ou simplesmente porque acha que está fraquinho.


* Alongue:


Uma ideia antiga de academia de ferreiro é a de que se alongar você perde tudo o que treinou no dia. Pelo amor de Deus. Pensem um pouquinho. Como pode uma hora de treino ser mais fraca e entrar em desvantagem com 10 ou 15 min de alongamento?


É premissa básica! Você alonga para relaxamento de músculos e tendões, melhorar a postura e prevenir lesões, e não para virar um circense que coloca o pé na cabeça!!!


* Use roupas adequadas: 


Não use jeans ou sapatilhas ok? Um tênis bom e roupas com ventilação e amplitude corretas te mantém em conforto e bem estar. Não use sacos plásticos por baixo da roupa ou casacos térmicos no calor.


Isso desidrata, maltrata os órgãos que tem que trabalhar com mais força para te manter vivo. Você prejudica todo o sistema circulatório e se você for obeso ou tiver problema cardíaco ou algum outro problema de colesterol etc com certeza terá complicações.


* Mantenha a frequencia:


Não adianta treinar 1 vez na semana. Você descondiciona e nunca irá melhorar. Isso aumenta as chances de lesão.


* Evite treinar em jejum ou suplementar sem orientação de nutricionista:


Já falamos sobre isso nessa postagem aqui --> Suplementação e Academia - Sem orientação não dá!


Nessa aqui --> Atividade Física em jejum não é legal


Eee nessa aqui --> O que é a tal da Reeducação Alimentar


Claro que sempre vou falar: PROCURE UM PROFISSIONAL COMPETENTE E FORMADO.


Lembre-se que pra se ter saúde você precisa tomar alguns cuidados, do contrário sua boa intenção vai te machucar.


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