segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Viroses

inalação


Vamos falar de viroses porque honestamente estou ficando expert quando o assunto é esse.


O Lucas entrou na escola em Janeiro / 2015 e desde então vive doente.


Não culpo a escola. Eu culpo talvez minha super proteção inicial, antes da escola ele nunca havia tido contato com outras crianças, eu não tinha nem amigos com crianças pequenas para que ele pudesse interagir. Então era mais do que esperado que ele pegasse algumas viroses nesse primeiro ano de creche.


Algumas .. eu disse algumas .. Mas não todas as viroses do mundo!


 Acho que se alguma criança espirrar em Fortaleza, o Lucas já pegou a virose 3 dias antes em São Paulo!


Inacreditável a situação do meu filho.


Bom, busquei fontes, simpatias e vou postar abaixo algumas explicações (úteis ou não .. espero que úteis) para acalmar os corações das mamães sofredoras.


********************************************************************************************************



O que é virose?


Primeiro, vale dizer que toda doença provocada por um vírus pode ser chamada de virose. ''É uma maneira genérica de chamar doenças quando não se consegue confirmar o vírus causador'', diz o infectologista Orlando Gomes da Conceição. Ao se descobrir o vírus, aí, sim, o problema é chamado pela denominação específica: dengue, catapora e herpes são viroses. A gripe também: ''O vírus influenza sofre mutações, por isso pegamos gripe várias vezes na vida'', diz Marcelo Ferreira, da Sociedade Brasileira de Infectologia. (Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/)


*************************************************************************************************************


Os médicos sempre dizem que são viroses porque, em muitas das vezes, é mesmo. kk Existem zilhões de tipos de viroses e só através de exames específicos é possível identificar o tipo. A pediatra do meu filho ainda disse que em muitas análises demora-se meses.


Até lá você já está bem. Isso se não for algo bem específico como por exemplo uma meningite causada por vírus, ou uma pneumonia causada por virus.


São alguns sintomas das viroses básicas:




  • Febre

  • Indisposição

  • Tosse

  • Nariz escorrendo

  • Diarréia

  • Vômito


 

Tudo junto ou não.


Como disse existem viroses específicas. A última do Lucas foi a Doença "Pé, mão, boca" causada pelo vírus Coxsackie. Como a manifestação dessa virose é muito característica (bolhas nas mãos, pés e aftas na boca) raramente pedem exame de sangue para isso -- prometo uma postagem sobre essa virose específica.


AAAAAAAgoraaaaaaa por que é que crianças e idosos são mais suscetíveis às viroses?


****************************************************************************************************


Em crianças e idosos o sistema imunológico é mais vulnerável, por isso, deve-se monitorar de perto alterações que possam sugerir complicações, como febres e diarréias. É importante que a criança esteja em dia com a carteira de vacinação e que todas as pessoas, principalmente as idosas, vacinem-se contra o Influenza, o vírus da gripe.

Os sintomas das viroses são os mesmos em qualquer idade. O cuidado maior com os idosos e com as crianças é no sentido de prevenir ou tratar mais rapidamente os problemas decorrentes, como infecções bacterianas superpostas à infecção viral.

Em crianças, deve-se evitar a febre muito elevada ou persistente, em função do risco de se instalar a convulsão febril. Quanto maior a febre, maior o risco, contudo, as crianças mais sensíveis podem ter convulsão, sem febres muito altas. Um banho morno, apesar de desconfortável, pode ajudar a baixar
a temperatura de forma imediata. Caso ocorra a convulsão, deve-se amparar a criança; acomodá-la de um jeito que ela não se machuque; tentar evitar que morda a língua e pôr a cabeça de lado, para eliminar o excesso de saliva e evitar asfixia. Procurar um pronto-socorro imediatamente.

Alguns vírus provocam diarréias, que podem ser fatais em organismos mais jovens ou mais velhos. Alimentos como goiaba e maçã amenizam a situação; outros, como mamão, leite e suco de laranja podem piorála. Em caso de desidratação, se o doente não estiver conseguindo ingerir líquidos, pode ser ministrado o soro caseiro ou a água de coco; ambos têm a mesma eficácia.

Crianças e idosos devem ser tratados com os medicamentos adequados e se alimentar bem, quando cometidos pelas viroses. Se não houver melhora em 48 horas, é necessário ir ao médico e fazer exames para detectar possíveis infecções.

(Fonte: http://www.hportugues.com.br/)

*********************************************************************************************************


Bom, como grifei esses dois pontos, deixe-me explicar o caso. Lucas vive com tosse, nem recupera de uma virose e já pega outra. Está muito difícil de mantê-lo saudável.


Como ele não recupera nunca das viroses fica mais suscetível a bactérias. Ele pegou uma bacteria na garganta, não me lembro o nome, disse teve uma crise de Bacteremia, que é uma infecção no sangue em decorrência dessas Bacterias. Para um adulto a recuperação beleza, mas meu bebe sofreu uns bocados (e eu também) com isso.


Na segunda grifada .. Diarréia .. é muito sério criança e idoso com diarreia crônica. Leva a óbito sim!


Quem já leu minha viagem pra Avaré vai ver que corri para o PS mais próximo e meu bebe ficou no soro pois a diarréia e o vômito não paravam .. Ele tinha só 01 aninho ..


E depois essa diarréia persistiu por mais 10 dias .. foi deprimente. E muito antibiótico né? Porque aí já havia bactéria e ele não iria melhorar!



Pequenos esclarecimentos mas que me ajudaram e espero que ajude vocês.


Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário