quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A Incrível Mágica dos Treinos Perfeitos no Mundo da Salada Verde e do Grelhado de Frango ^^ #DeProfissionalParaProfissional

moça loira feliz (que mocinha mais feliz no seu dia de treino ensolarado e sua saladinha verde ^^ ai zenti)


Piadas a parte...

Estou na área da "Educação Física" há 15 anos. Comecei cedo com aulas de dança aos 15 anos, alongamento, etc, e me profissionalizei. Fiz faculdade, inúmeros cursos, Pós graduação, etc...

A experiencia de ser privada de exercer minha profissão durante esse ano me proporcionou uma visão que não tinha há 15 anos: a visão de ALUNA!
Pra falar a verdade vou um pouco mais longe. Não estou só com a visão de aluna, mas a visão de quem teve que sair do mundo dos treinos perfeitos e da saladinha verde com grelhado de frango, cujo objetivo sempre foi a estética, para me dedicar ("apenas") à saúde e bem estar (que deveria ser o foco principal, mas é óbvio que não é, pára de hipocrisia. 90% treina e faz dieta por motivos estéticos. ninguém aqui é criança.)


Sou formada tbm em gestão empresarial e atuo nas duas áreas desde sempre. Portanto eu já acreditava que era uma professora mais compreensiva do que a maioria pois eu sabia o que era acordar cedo, treinar, trabalhar, casa, comida, marido, etc. Enquanto muitos outros vivem na realidade de "academia" 24h por dia e esquecem do mundo aí fora. (eu fui assim por muito tempo).


Escutava de alunos de colegas educares falarem pra mim "vc é muito mais tolerante que o fulano" ou "gosto muito do meu prof, mas ele é muito exigente, não estou conseguindo acompanhar, atividade física está virando obrigação..." não sou a melhor professora do mundo não, mas procuro compreender o próximo.


Quando engravidei em 2013, fui criticada (sim) por aqueles que se dizem profissionais quando decidi seguir as orientações do MEU médico com relação à atividade física.



No pós parto senti a cobrança social para voltar a um padrão de corpo que (em primeiro lugar) eu nunca tive.
Cobrança para fazer o tempo render, pra cuidar do filho, pra trabalhar (ou não trabalhar). O "fazer corpo mole" é esculachado na cara das pessoas "normais" (os não profissionais da saúde, vou usar esse termo pois estou acreditando que talvez nós não sejamos normais). Tudo é possível, tudo é lindo, todo mundo é forte e gatiênho.


"Da meia noite as seis vc não faz nada". "É só acordar mais cedo". "É só sair mais cedo do trabalho". "É preguiça". "Vc dificulta as coisas". "Todo mundo pode se privar de sono para treinar". "É só fazer um grelhado e uma salada a noite".


O mundo é perfeito e o grelhado e a salada salvarão a terra das gorduras trans.


Essas frases já foram ditas por mim, em determinados momentos, de brincadeira ou não, para algum aluno ou colega .. Me desculpem por isso...


Sabe o que me revolta, em visão de aluna, não há distinção de alunos, é tudo a mesma massa, tudo o mesmo padrão. São poucos os professores (e Graças a Deus EU sou uma dessas) que se preocupam com o indivíduo como único. Sim, mamãe, eu já sabia dessa realidade, mas o "bagulho" está demais!


O apedeuta do professor se dispõe a montar um treino (ou pegar pronto no computador, no sistema da academia, ou no papel de pão amassado no bolso), sem avaliar padrões básicos que se aprende no google (ou na faculdade, isso quando o verme comparece), quanto mais perguntar sobre perfil de vida, horários, sono, bem estar, lesões, alimentação do aluno em questão.


PERGUNTA SE O TEU ALUNO DORME, IDIOTA. POR FAVOR PERGUNTA. E VC VAI SE SURPREENDER COM A ROTINA DELES. VAI SE SURPREENDER COM A FORÇA DE VONTADE DE CADA UM DELES. OU PELO MENOS VAI APRENDER A RESPEITÁ-LOS. SEU ASNO! PERGUNTA QUANTO TRANSITO ELE PEGOU PRA CHEGAR PRA TUA AULA E VC FAZER UM LIXO DE AULA. PERGUNTA A CORRERIA QUE ELE FEZ PRA CHEGAR NA ACADEMIA E CHEGAR 15 MIN ATRASADO E VC, VERME DE PROFESSOR QUE É, NÃO TER BOA VONTADE DE ENCAIXÁ-LO EM ALGUM MOMENTO QUE VC VÁ FICAR NO FACEBOOK, E NÃO PERMITIR QUE ELE FAÇA AULA.


NÃO É PIADA NÃO, NINGUÉM FAZ PRA TE IRRITAR, VC NÃO É O CENTRO DAS ATENÇÕES. PROFESSORZINHO LIXO EGOÍSTA. O ALUNO MERECE RESPEITO.


"Esse aluno tá de onda com a minha cara".


Primeiro, mude esses termos adolescente toscos. Fale igual gente.


Tem uma turma de amigos (normais e não profissionais da área da saúde) que começaram academia (não interessa de onde, ESTOU FALANDO DE PROFESSORES E NÃO DE ESTABELECIMENTOS). Bons aparelhos. Alguns amigos deram "sorte" e estão com um bom acompanhamento, já outros...

Minha prima estava fazendo o mesmo treino TODOS OS DIAS. E com a orientação da professora que ERA SIM para fazer isso.


Oi? É que ela é minha prima e me perguntou (e como ela disse - "eu que sou leiga sei que está errado") mas já achei duas machucadas no horário da manhã que estou indo. A filosofia do "se vira" é legal, mas os lixos dos professores do meu horário acham que é a filosofia do "vai se ferrar sozinho aluno besta". Puxando no fundo do baú (e observando da esteira onde frequento) me lembro bem de aluno ter que nos chamar pq não estávamos prestando atenção. (Já fiz parte disso e me envergonho sim).


Alimentação? Grandes períodos em jejum (na vida real querido profissional da saúde, isso existe sim, concordo que é uma desvantagem para o organismo no processo de emagrecimento blah blah blah, no seu mundinho de academia a barra de cereal e o shake de whey são seus melhores amigos, quero ver tomar um shake de whey atendendo 20 funcionários e pensando que tem que ir buscar a criança e  .. enfie seu shake de whey guela a baixo.

Nutricionistas entendem muito mais que educadores físicos, pq atendem um público maior, e tem uma maior vivencia com outras realidades (quer dizer, alguns). E para alguns outros nutricionistas: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR SIM E NÃO DIETA. Dieta é pra rendimento KCT. Não é pra vida real. A VIDA REAL NÃO É ASSIM. Em 1800 eu passei com uma nutricionista que me mandava comer 1 placa de pão sueco as 15h. PÃO SUECO? PÃO SUECO???? PÃO SUECO????????


Saibam que seus clientes não sabem o básico. NÃO SABEM NÃO. Pessoas normais não sabem o básico e ensinar é a solução. Por isso ninguém aguenta dieta. Por isso boa parte dos profissionais não fideliza o cliente. LARGA DE PREGUIÇA E EXPLIQUE O PORQUE DAS COISAS. O PORQUE DOS SEUS TREINOS, O PORQUE DE SUAS "DIETAS".


Na vida real, as pessoas fazem seus horário com base no que o transito de SP (e alphaville) permite. Levar lancheira? Ah sim, NECESSÁRIO, e se não fosse meu marido, nem tempo de fazer a lancheirinha eu teria. Ele me ajuda muito.


Almoço perfeito? Talvez no Rascal, meu bem, mas não no sujinho que almoço todos os dias (e que 900 zilhões de pessoas almoçam todos os dias). OPÇÕES. APRENDAM A DAR OPÇÕES PARA OS SERES HUMANOS DA VIDA REAL.

O QUE EU POSSO FAZER EM CASA SE NÃO CONSEGUI TREINAR HOJE? .. para meus ex alunos, eu dava apostilas de alongamento e abdominais. É perfeito? Não. É a solução? Não. MAS É ALGO! ALGOOOOOO.


NÃO ESTOU FALANDO DE RENDIMENTO. ODEIO PROFESSOR METIDO A ATLETA (se vc é atleta beleza, limite-se ao silencio). NÃO COMECEM COM AQUELES ARGUMENTOS DE PRIMEIRO ANO "MAS SE O TREINO NÃO FOR FREQUENTE BLAH BLAH BLAH" . A VIDA NÃO É FREQUENTE, JUNIOR. CRESCE KCT. CHEGA! O MUNDO NÃO TEM ESPAÇO MAIS PRA AMADORES E MUITO MENOS CABRESTO.


CHEGA DE SER JUNIOR. 90% DOS MEUS CONTATOS ESTÁ ACIMA DOS 30 ANOS. PÁRA. CHEGA.


O QUE POSSO COMER NO LUGAR DE SALADINHA FOFA E GRELHADO, QUAIS OPÇÕES SÃO MENOS PIORES?


VIDA NORMAL. ACORDEM PARA ORIENTAR SERES HUMANOS NORMAIS E QUE VIVEM UMA VIDA NORMAL.


Ahhh mano, claro que eu não poderia deixar de observar a postura dos "PERSONAIS" kkkkkk honestamente .. está ridiculo. Bando de ridículo. kkkkkk. Qualidade técnica eu nem vou discutir mais, pq está muito abaixo do que EU chamo de qualificação técnica, teórica, ou noção do que é, como posso dizer, básico?, mas é a postura como pessoa.


RI-DI-CU-LO. Se achando as ultimas bolachas trakinas preto e branco, de camisetinha apertadinha e marcando a barriga. SIM. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA TAMBÉM FICA ACIMA DO PESO MAS NÃO SE LIGAAAA. ACHA QUE ESTÁ FORTE! Fora as receitinhas milagrosas, com suplementos milagrosos, com remédios manipulados milagrosos. Sabe tudo de merda. Depois desencadeia um problema cardíaco no teu aluno por causa de um manipulado com cafeína misturado com efedrina e pronto. Ta gatão no caixão. LIMITEM-SE À SUA ÁREA.


E qual a relação entre PROFESSORA E PENTE DE CABELO? Todas as professoras no horário que treino não passam um pente no maldito cabelo, sendo ele liso ou enrolado. SE ARRUMEM. ISSO É HIGIENE.


Eu faço uma piada ridícula todos os dias, digo que meu banho de hoje é amanhã, devido ao horário que sento para ver tv com meu marido. Mas, ow galerinha mais ou menos, essa é a vida de muitos. E estou tendo a oportunidade de ter essa visão. A VISÃO DA VIDA REAL.. e estou amando.


(apesar que essa vida de "acadimia" é real, só não é da maioria e nem para quem prestamos o serviço, pense nisso)


A visão de fora de uma vida que era minha e agora é de outros. Uma visão que me permite ampliar horizontes, ser mais tolerante (com alunos e não com a raça dos meus colegas, com vcs acabou o construtivismo, vão pensar e sejam os profissionais que seus alunos esperam que vcs sejam).


Sugestão de amiga. Sai um pouco do seu mundo (seja ele o de educação física ou escritório, o de igreja ou o de bar, de qualquer canto) e veja como funciona o mundo do outro. Veja se é legal passar pelas dificuldade que outros passavam e hoje vc vê que vc respeitava no seu limite, mas que ainda tem professores, conhecidos também por profissionais, que não respeitam o semelhante.


"Que se dane, dei aula o dia todo e estou cansado, atrasou porque quis."

"Fui, perdeu a vez."


E vc (profissional, no mínimo educada) fica olhando o aluno do outro chegar afobado, de terno e gravata e NAO ter a aula ... GRRRRR


Isso é valor, cara, vem de berço.


Existem regras, claro, se um atrasa, prejudica o outro, mas há diálogo pra tudo no mundo, ninguém pode sair prejudicado.


E com essa experiência de observadora, garanto que serei uma profissional melhor do que 90% que tem no mercado, melhor do que 80% que tem na minha TL e 100% mais verdadeira. Lixo, vergonha! .. Lixo!


Agora vc se pergunta o que causou esse xilic?    nada grave ...


 Estou treinando por incríveis 40 minutos 2x na semana, e honestamente me mato pra chegar na "acadimia".


Hoje, sexta feira, transito do caralho. Cheguei na academia e treinei 20 min e me deparei com a corna da professora (mal arrumada, mal amada, mal acabada, ruim, ela não é uma boa profissional), virados de costas para a sala de musculação. Tipo, ignorando total os alunos se lascando. (quem sabe o mínimo de atendimento sabe que isso é descaso sim e não falta de atenção) . ah, e usando polainas. POR DEUS, NÃO USEM POLAINAS.


E pq isso me doeu? Pq agora eu sou aluna. Pq eu já ouvi colegas que comentaram qdo um aluno entrava e saia correndo da academia e só fazia esteira.


"Acha que 15 min vai fazer milagre"


Vai fazer milagre sim, idiota. Vai fazer milagre no bem estar dele e não na porcaria da sua batata doce com frango.


Juro que, enquanto estava presa no transito, pensei 15x em desistir. Mas fui e fiz os 20 min de cardio, só pra não perder a viagem. E então entendi minha condição de ALUNA.


A raiva de ter pegado transito para utilizar um serviço que sei que se eu perder o horário, não vou treinar até semana que vem, e me deparar com o descaso às 07h00 da manhã? Me poupe. É tirar a paciência de qualquer cristão.


Cansei.


Nesse mundo não há espaço para amadores.


E nem adiantem se defenderem profissionais. Vcs sabem que tudo que escrevi aqui é verdade, vcs já fizeram ou fazem isso. Então limitem-se ao silencio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário