quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Eu era uma mãe excelente … até me tornar uma … ANO 02

lucas lindo


         Balanço emocional do ciclo 02. Lucas de 01 à 02 anos.


Comecei com essa história de postagens gigantes e irritantes que apenas 1% da população concluirá a leitura mas que eu, e meu pequeno coração de mãe, ficaremos mais leves kkk ...


Na postagem anterior "Eu era uma excelente mãe... até eu me tornar uma..."  Fiz o desabafo inicial.


O desabafo sofrido (que toquem os violinos) de uma mãe de primeira viagem que não soube (e não é que agora saiba, talvez nunca aprenda) lidar com a pressão, cobranças, volume absurdo de afazeres, privação de sono e descanso adequado, expectativas criadas por essa cabecinha de zéca, crise existencial dos 30 anos e um pequeno ser em sua dependência.


Até terapia com florais eu fiz, mas posso falar a verdade de uma pessoa que voltou a ser um pouco racional? Se você não agir por VOCÊ não há misticismo, religião, remédio, incentivo ou profissional que te ajude. Você tem que querer.


Por que estou falando assim? Depressão? Ah vocês sabem o que é depressão?


Não posso dizer exatamente se tive, ou ainda estou. Posso falar sobre medos e anseios e posso contar o que passei e torcer para que isso ajude alguém.


A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos. 








Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida. (texto extraído do site http://www.minhavida.com.br/)








 *** Contando o "causo" ***

O meu médico já havia falado que (provavelmente) eu estava em depressão pós parto e já havia me passado um remédio natural que relutei pra começar a tomar (não passo o nome, remédio é coisa séria), ele me orientou que procurasse alguém para conversar, mas como ele sabia que eu não iria fazer isso (sou xarope galera, na boa) o Dr me orientou que eu pesquisasse e pelo menos me conscientizasse de que sim, eu precisava de ajuda. Descobri com a ajuda on line que (provavelmente) eu estava em depressão, ou abalada emocionalmete. (importante, na dúvida procure um profissional devidamente formado para o tal .. nunca se auto medique, nunca se auto conclua - se é que me entendem).


Sim, já disse, meu ginecologista já havia falado, mas como aceitar que eu, ser humano extremamente racional poderia me deixar abater por hormônios, descontrole da vida, mudança de rotina (não só o bebe) e (se eu não tivesse me atentado aos sintomas) que essa doença, sim depressão é doença, poderia ter sido mais longa do que deveria, poderia ter feito mais estrago do que fez?


Eu havia postado no texto anterior:


"" Afe gente .. meu pai esses dias me falou “filha, como pode você estar assim (sem querer conversar com pessoas .. com cães ok, mas pessoas não) ?? E eu que estou velho posso ficar sem falar com ninguém, mas você tá nova, ainda tem que se comunicar..” kkkkkkkk eu mereço pai piadista na crise emocional da filha… ""


depressão


*** Mais alguns sintomas ***








São sintomas de depressão:




  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia

  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas

  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis

  • Desinteresse, falta de motivação e apatia

  • Falta de vontade e indecisão

  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio

  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.



  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio

  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo

  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento

  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido

  • Perda ou aumento do apetite e do peso

  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)

  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros. (www.minhavida.com.br)








Na postagem anterior eu havia dito:


"" Aprendi a me calar. Ah, eu falava demais. Simplesmente ficar quieta. E acreditem, para uma escorpiana nata, orgulhosa  e emocionalmente agressiva, essa foi a “pior”, A PIOR, qualidade que eu adquiri. Isso acabou e acaba comigo, todos os dias e em todos os segundos que preciso pensar antes de falar. Que preciso pensar por um bem maior. Que preciso pensar que possa ter consequência. Isso amigas, é o que chamo de “peso da idade”. Você sabe que se falar, será pior, pior para o ambiente externo e para as pessoas envolvidas. Mas quando na verdade vc está fazendo mal apenas pra vc mesma. Ou melhor, talvez vc esteja sim fazendo mal para as pessoas…  de repente vc muda! Como assim? Era mais fácil lidar com a Alessandra falante de antes, ou talvez as pessoas se acostumem e o mínimo que você fala vira um evento social de falatórios e encheções…  ""


Bom, passei de calada para reclamona, como disse minha prima, eu nem percebia mais que estava reclamando .. ou seja, me tornei desagradável para as pessoas ao redor. Outro dia meu marido pergunto "você é feliz?" e eu "sim, amor, sou, porque?" .. e ele "você está sempre reclamando" e eu .. "eu sei, desculpe, mas eu só queria sentar um pouco..."  ..  o fato de não dormir a noite inteira, não comer nos horário, não conseguir ajuda nenhuma para os serviços de casa .. Agora, o marido viu a situação em que me encontrava e ajuda com faxina, louça, passa roupa. Ou seja, está salvando mesmo.


Parece drama mas não é .. serviço do lar associado à privação de sono e à duas profissões distintas faz qualquer um ficar acabado! Não é impossível, sobrevivi hahahaha Mas é exaustivo!


**********


Ah, abandonei (por tempo indeterminado) a Educação Física. Atuei 15 anos com Atividade Fisica Personalizada, amo muito isso, sou boa no que faço (fazia), mas por hora, aprendi a aceitar que "Não Consigo Fazer Tudo" ... o duro são as pessoas ao seu redor aceitarem isso ..  Tentei de coração e alma a voltar a dar minhas amadas aulas de personal .. Acordava as 04h30 .. começava a aula as 06h00, as 07h00 seguia pro escritório, chegava no escritório por volta das 09h00 (transito do cão). Ficava até as 17h00 (muitas vezes sem hora de almoço adequada - pelo volume de serviço...), pegava o bebe e fazia a rotina louca que vcs podem ler no post " Como se organizar sem ajudante do Lar " .. eu estava dormindo 03h por noite sendo essas, interrompidas. Vamos lá Alessandra? Aceitar que não pode fazer tudo, que não pode agradar a todos. Vamos? kkk


***********


Emagreci! Sou objeto de inveja de outras mães ao meu redor hahahahaha CLARO QUE NÃAAOOOOOO  kkkkkkk até emagreci sim mas não vou cantar vitória pois isso pode mudar por qualquer sinal de pizza O.o


************


Agora vou falar de fatos, chega desse lenga lenga emocional, depressivo etc ..


Lucas entrou na escola em Janeiro de 2015. Com 01 ano e 01 mês. Desde então fui uma funcionária horrível, muita ausência, muito trabalho em home office, muitas viroses. Desde que ele entrou na escola simplesmente não melhorou mais!!!!


Juro por Deus! Viroses ele teve todos os 600 tipos existentes! Certeza!


Ele pegou conjuntivite, teve suspeita (digo suspeita pq não tenho confiado em médicos e já conto porque) de ser um tal "Bebe Chiador", teve diversas viroses que causam vômito e diarreia. Pra piorar, cada dente que nascia era febre e diarreia também. Teve sapinho. Teve otite de repetição. Ele tinha tanto catarro no nariz que o ouvido inflamava direto. Sim, sugador nasal já salvou a vida dele.


Eu o levei na pediatra da época, ela passou monteleir .. tomou kilos daquilo e nada .. fiz tratamento com florais .. nada resolvia! Tirei cortina, urso de pelúcia, levei numa pneumologista pior do que se eu tivesse perguntado para qualquer tia das antigas .. etc etc etc.


E só o que os médicos passavam era "inalação com berotec, azitromicina, salsep pro nariz, novalgina pra febre".


Até que em Julho de 2015 eu troquei de pediatra. Começamos um tratamento para imunidade com Leocogen. Ele tomou quase um mês eeee .. ficou doente de novo ..


Só que dessa vez foi muito feio! Ele teve uma bacteria na garganta .. que espalhou (bacteremia) e quase perdemos o nosso bebe! Minha razão de existencia / de vida! Fomos no hospital próximo de casa e acredite .. os ditos "profissionais" não sabiam socorrer (enfermeiros e uma das médicas). Os equipamentos não funcionavam e quando um deles funcionou estava errado. Por Deus que uma outra médica veio correndo e disse que aquela "merda" (expressão dela) não estava funcionando. Quase entubaram meu filho sem necessidade, se eles tivessem aceitado como verdade absoluta o resultado de saturação daquela "merda" de equipamento. A enfermeira não sabia nem pra que servia aquele aparelho quando lhe perguntei o que era aquilo. Falou "não sei, a médica que pede pra ver o número que aparece no monitor". CA-RA-LHO.


Assim que eu finalizar minhas reclamações / processos contra esse hospital PARTICULAR EM BARUERI - SP .. pode ter certeza que irei divulgar nome e sobrenome desse bando de CADELAS SEM ESTUDO! E A GENTE IGNORANTE NA ÁREA CONFIANDO A VIDA DE NOSSOS FILHOS NAS MÃOS DELAS????


Teve um ponto mais grave ainda (e a justificativa do pq não confio mais cegamente em médicos). Nesse dia, antecedendo essa crise de bacteremia, fui atendida por uma ridícula - estrangeiros que me perdoem, mas não consigo nem ouvir mais o sotaque cubano de tanta raiva que estou dessa médica- uma péssima médica (que infelizmente está com autorização para trabalhar no país, acreditem, mas até com o CRM conversei sobre ela). Ela solicitou exames, e falou que era bebe chiador e pronto e passou a receita de bolo ridicula .. "inalação com berotec, amoxilina, salsep pro nariz, novalgina pra febre".  Ai falei "ele é alergico a pinicilina, está na ficha dele" A PUTA NEM LEU A FICHA e ela .. "então toma um bactrin mesmo" ..


Resumindo .. fui mal atendida, e ela ainda jogou toda a culpa do meu filho nao ter melhorado e ter tido essa crise de bacteremia por eu ter dado o medicamento! Que essa PUTA receitou ao meu filho .. cadela maldita, vc tem dois filhos (OLHEI NO FACE) e pode ter certeza que um dia não conseguirá socorre-los pela sua reles ignorância .. meu filho não é sua primeira "vitima" e nem vai ser a última .. mas um dia, vc vai pagar pelo seu descaso.


Parando de xingar a vadia .. vcs talvez tenham uma simples ideia do que é estar impotente .. seu bebe se tremendo todo na maca .. os equipamentos sem funcionar e seu marido cronometrando "o óbito" do nosso filho .. por Deus .. não desejo esse desespero pra ninguém!!!!!


Depois disso eu caí em uma depressão absurda .. Lucas recuperado voltou pra escola e eu pro trabalho .. isso foi no começo de agosto ..


Ai em Outubro ele pegou a virose pé / mão / boca .. ainda estou devendo uma postagem sobre isso ..


Foi minha gota d´água. Não posso parar de trabalhar, mas eu cogitei. As avós ofereceram pra ficar com ele nesse fim de ano de 2015. Ele foi revezado nas duas casas e se recuperou totalmente .. e (ainda) não ficou doente .. Estamos tratando com homeopatia também. Quem sabe ne? Agradeço de coração e alma as duas avós. Que nos salvaram da exaustão completa emocional (pq o corpo grita mas aguenta).


*********


Amizades .. Sabe aquela expressão "quem muito se ausenta acaba sendo esquecido" .. se sua turma parte dessa filosofia .. troque de turma .. pq quem muito se ausenta pode estar passando por um problema maior do que o lixo da sua balada e do seu umbigo .. que tal? Melhor assim essa frase não é?


*********


Vamos falar de coisa boa? Meu gordinho está um fofo! Uma delícia de menino. Amoroso, dá beijinho no dodói, faz inalação no pokoyo, super preocupado! kkkkk


Extremamente ativo! Eu adoro!


Mas as birras estão um pouco intensas, como eu sei que com 15 anos ele não vai se jogar no chão, então aceitei essa fase de adolescência do bebê e simplesmente tento acalmá-lo nessas crises.


Aí entra o problema, marido quer que deixe chorando, que dê bronca, mas honestamente, vcs realmente acham que a criança vai ouvir? Eu "tento" conversar, e vou levando como fui criada!


Gente, o menino fica o dia inteiro na creche (das 07h as 17h) o que ele puder fazer pra chamar a minha atenção ele vai fazer!!!!!


Então ou eu aceito e aprendo a lidar com isso ou fico com cara de bravo igual meu marido! Está R$ 1800,00 pra fazer botox na cara toda, não to podendo kkkkkkk


*********


” Só dê ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito. Padre Fábio de Melo.”


Ser mãe é falar do lado bom e do lado ruim (as insta mamães que me perdoem, mas nem mundo mágico da Disney é perfeito), aceitar sua condição física, emocional e até financeira, para que deixemos de lado essa fixação louca por atender expectativas e responder às perguntas e parecer sempre linda, perfeita e feliz .. #MãeTambémÉGente 


Fase de ciclo 02 concluída


que venham os próximos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário