sexta-feira, 13 de maio de 2016

O que é Bebe Chiador?

gato


Olha eu aqui! A especialista (sqn) em doenças respiratórias! kkk


Tema de hoje "BEBE CHIADOR"


Pra começar o tema um argumento. Médicos, não digam para as mamães que tem um "gatinho" no peitinho do bebe. Não menosprezem nossa inteligência. Sei que é um termo que usam e muito para explicar, mas acho bobo e menosprezante sim.


Em uma das zilhões de vezes que o Lucas ficou ruim, o atendimento de Fevereiro de 2016 foi o mais épico. Eu irritadíssima, preocupada, desesperada (toquem violinos ao fundo), meu filho muito, mas muito ruim, e uma Dra que nem o auscultou falou "é mamãe, acho que tem um gatinho no peitinho do bebe" .. eu (as 04h30 da manhã) olhei bem pra cara dela e falei "não tem gato nenhum, o que ele tem é um sibilo de origem desconhecida, provavelmente uma reação exagerada dos brônquios que ninguém sabe e nem se interessa em saber o porque, e o que vc vai receitar apesar de eu ter te contado uma história imensa é inalação com berotec, amoxicilina - mesmo ele sendo alérgico vc não vai ler a ficha - e predsin. A Sra apesar de estar atendendo uma criança está falando com uma adulta. Solicito formalmente explicações dignas de um atendimento nesse hospital." _ estávamos em um hospital longe e julgado um dos melhores de sp. kkkkkk ao fundo ouvi de leve a frase do meu marido "nossa, calma amor" .. kkkkkkkkkkkkk


Me desculpe Dra do plantão .. mas vc mereceu.


Bóra para as explicações do meu super caderninho =D


**********************************************************************************************************************************************


Bebe Chiador


 Bebe chiador (lactente sibilante) é um bebe menor de 02 anos (em algumas fontes dizem que é chamado bebe chiador abaixo de 01 ano, acima disso já é asma ou sei lá o que) que apresenta sibilância contínua (chiado contínuo .. o tal gato da história acima kkk) .. Ele é considerado chiador caso apresente esse quadro de sibilância há pelo menos um mês ou teve mais de 03 crises em 02 meses.


Bom, achei falando que o bebe chiador já é "asma" outro site disse que é apenas uma sibilância transitória, ou seja, uma reação exagerada dos brônquios às infecções tão comuns nessa fase. Difícil é o diagnóstico.


Hoje li pela primeira vez sobre os Sibilantes Persistentes Alérgicos. Geralmente abaixo de 03 anos de idade. E que se vc fizer testes de alergia, vai aparecer.


(((Nota. Levei o Lucas pela primeira vez em uma pneumologista por volta de 01 ano e 06 meses - muito ruim por sinal - que lhe passou exames de sangue de rast de alergias. Deu tudo negativo. Por falta de médico especializado em pneumologia pediátrica no meu convenio, voltei nessa dita cuja, ela olhou os exames e falou "deu tudo negativo, mas é alergia sim, tira tapete, cortina, urso, limpa a casa, tira da escola, coloca na bolha" .. e eu "mas pq vc esta falando que é alérgico se no exame deu tudo negativo?"  .. ela "exames de rast não aparecem em criança abaixo de 02 anos" .. eu "e pq vc pediu então?" .. ela ficou quieta .... por aí vcs tiram minha raiva com perda de tempo e exames talvez desnecessários.)))


Os médicos chamam de bebe chiador ao invés de classificar logo como uma asma pois isso pode ser transitório. Geralmente a criança vai crescendo e amadurecendo e reza a lenda e as fontes que li que até os 06 anos essa condição tende a melhorar.


O tratamento geralmente é a tal receita de bolo: inalação com berotec ou bombinha de aerolim, Corticoide predsin ou prelone, antialérgico desalex ou zyrtec, algumas complicações exigem antibiótico. Mas, entretanto, porém, todavia, contudo, vale uma investigação por parte do médico com a mãe para identificarem o principal, ou principais motivos que desencadeiem as crises. Por exemplo, falei do tapete, tem criança que tem sim essa sensibilidade alérgica, vale tentar tirar a cortina e os tapetes e tal. Mofo em casa também é um problema, mas é controlável. Agora vírus, se pegar e for um bebe chiador, vai chiar, fazer o que rs. Vou falar em outra postagem sobre vacinas, Lucas precisou de reforço, e depois de um reforço extra foi melhorando. Aguardem postagem.


As crise do bebe chiador são desencadeadas por quadros virais, na maioria das vezes, ou alérgicos.


Nem todo barulho no pulmão é sibilância. Isso é um tremendo problema na hora do diagnóstico correto. Se o bebe estiver com catarro no pulmão devido a uma gripe por exemplo então ele estará com aquela rouquidão de catarro e não com sibilância.


Bom, o ideal é passar com a pediatra do bebe e verificar o melhor tratamento ou se ele deve ser encaminhado ao médico pneumologista.


(((Nota 2. Sempre que falavam que o Lucas estava chiando, eu tentava auscultar em casa - tenho estetoscópio da época que fazia avaliação física - tentava comparar com áudios do youtube e não eram parecidos (não façam isso, eu não tive bons atendimentos, mas vc pode ter, busque por isso), até que um dia (em fevereiro de 2016, no atendimento citado no início do texto) realmente ele estava chiando. Foi a primeira vez que ouvi aquele barulho .. e não parece gato kkkkk eu e o gato)))


Resumindo: Bebe Chiador é o nome dado ao bebe com pelo menos 01 mês de chiado no peito ou 03 crises de chiado em 02 meses. Esse é o bebe chiador. Certo?


A Bronquiolite pode sim causar essa condição de bebe chiador, portanto quando o vírus da bronquiolite for observe a respiração do seu filho e os demais sintomas.


Porque isso acontece com os bebes? Eles são mais frágeis, apresentam mais glândulas mucosas do que os adultos, causando uma predisposição à hipersecreção, traqueia e brônquios são mais rígidos, o diafragma não tem boa contração muscular, não expectoram como os adultos. Portanto qualquer vírus (como o VSR da bronquiolite que é bem forte) pode deixar esses rastros pra trás...


Algumas outras doenças que causam a síndrome do Bebe Chiador: Bronquiolite viral, asma atópica, infecções virais, doença do refluxo gastroesofágico, fibrose cística, corpos estranhos, displasia broncopulmar.


***************************************************************************************************************************************************


Eu nunca soube se o Lucas foi ou não um bebe chiador .. pq não confiei nos diagnósticos que me foram dados no PS. Teve uma vez que levei ele no PS, a dra do atendimento falou que estava Sibilando sim. Receitou tudo que tem direito. Aí consegui falar com a pediatra do Lucas e ela o atendeu em um encaixe e disse que ele não estava sibilando coisa nenhuma e trocou todos os remédios.


E aí? Produção? Alguém? Pode parecer que tenho "birra" com médicos nas minhas postagens, mas não é isso. Respeito muito a classe pq sei como são as escalas, sei o que passam até conseguirem se formar e são funcionários como quaisquer outros, mas alguns deles tem que aprender a lidar com os pacientes como pessoas e não como máquinas. Sinto muito por minha declaração, mas infelizmente não fomos bem atendidos em 90% das vezes.


Lucas hoje faz um tratamento com bombinha de corticoide chamado Flixotide. Quando tem crises usa aerolim e zyrtec. E assim vamos indo até ele melhorar...


Esse mês de maio de 2016 ele teve uma crise, e passou bem sem antibiótico, pra mim foi uma tremenda vitória, pelo menos sei que o Lucas atualmente tem essa Sibilância - asma talvez, a medica pneumologista diz que é muito cedo para classificar, temos que observar um pouco mais.


O filho de uma amiga sempre desencadeia crises quando muda o tempo .. aí amiga, foge do controle. Cada criança é única e vc como mãe vai ir se adaptando e vendo como seu filho responde as mudanças de tempo, ambiente, etc. Não falo que "a mãe conhece o seu bebe" porque é muita responsabilidade nas nossas costas. Nós enxergamos um pouco a mais sim e sempre digo "siga os seus instintos".


Só o que eu digo é, se vc está nessa luta como eu fiquei por 01 ano e 04 meses direto, não desista e estude.


Bjus mamães e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário