segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Pequenas mudanças que melhoraram o sono agitado do meu bebe

BEBE DORMINDO


 

 

#Repost

Quem me acompanha nos perfis do Discurso feminino no facebook, no twitter ou instagram (ou pra quem conversa comigo na vida real) sabe da imensa dificuldade que enfrentamos com o Lucas na hora de dormir e durante noite toda!
No inicio o meu sono era ruim pois ele acordava reloginho a cada 3 horas para mamar. Mesmo conforme ele foi crescendo, ainda acordava a noite para mamar.
No quinto mês ele desmamou e aderiu a mamadeira, mas continuou acordando a cada 3 horas para mamar.
Como voltei a trabalhar nessa época, a vida ficou tensa kk .. O máximo que eu havia conseguido dormir eram 4 horas seguidas!

E então começam os "pitecos" das "cumadis" : "ele sente sua falta por isso não dorme" ... "Vc está dando a janta muito cedo e ele fica com fome" ... "Vc esta dando a janta muito tarde e ele fica pesado pra dormir" ... "Engrossa a mamadeira" ... "Da mingau antes de dormir"... "Vai nascer dente"... "Ta com dor de ouvido, aperta ai do lado" ... "Ta com frio" ... "Ta com calor" ... "Ta com alergia" ... "Dá chá de camomila" .. "Não dá chá de camomila, dá de erva doce" .. "brinca com ele até cair" BLAH BLAH BLAH BLAHHHHH (entendam cumadis, to com quase 30, não sou uma completa inútil quando o assunto é criança ok?)

Nessa fase o Lucas já estava se alimentando com papas salgadas e frutas + mamadeiras com Nan Comfor.

A impressão que meu marido e eu tínhamos era a de que ele estava incomodado. Sono agitado, se debatendo muito. (Isso começou por volta do quinto mês).

Não me julguem (só as mães desesperadas entenderão) mas sim, tentei de quase tudo (tudo o que era aceitável) dos conselhos que me deram.

* engrossei mamadeira #FAIL

* dei chá de camomila ou erva doce ou os dois juntos #FAIL

* passei nene dente #FAIL

* examinei pra todo lado: não tinha alergia, não tinha dor, não tinha nada #FAIL

 

Com um pouco mais de calma (e sanidade mental) e menos conselhos alheios, meu marido e eu começamos a observar.

Trocamos o colchão .. o colchão que veio com o berço era bem fininho e conforme ele foi ganhando peso (pq meu bebe é pesadinho sim) ele foi afundando no berço e não conseguia se virar, então resmungava, nós o virávamos e ele voltava a dormir, quando incomodava de novo ele chamava de novo e assim sucessivamente durante a noite toda .... zumbiiiiiiiiiiii

Isso foi sucesso por um período, depois as noites mal dormidas voltaram (ou nunca acabaram, nem sei mais) ..

(só pra constar compramos o colchão da ortobom, e é ótimo)

Tiramos os protetores de berço / Colocamos os protetores de berço .. O que vc deve prestar atenção é que com os protetores o berço vira um forno! E se o bebe estiver suando ele vai acordar a noite com sede para mamar. Obvio? (pra mãe de primeira viagem nada é obvio). Nossa solução foi manter os protetores de berço pq se não o Lucas acerta a cabeça na grade e colocar uma mantinha leve .. ou nem colocar, depende do dia.

Mantendo a Rotina .. O Lucas tem uma rotina bemmm certinha! Então lá pras 20h é hora do banho, mamadeira e berço! Sem churumelas! Percebi que, em um dia que eu estava exausta, o bebe ficou de onda e não queria dormir, então o levei para a sala e falei "ah, quando quiser ele dorme"  .. e então foi minha lama dos próximos dias, afinal, o bebe descobriu que há um mundo funcionando depois da hora de dormir e que ele quer aproveitar esse mundo. Demorou dois dias de tortura no quarto, mas finalmente ele entrou nos eixos e na maioria das vezes ele dorme de primeira.

Isso tem funcionado (boa parte das vezes, mas claro que de vez em quando tem uns auê que maltrata kkk essa noite ele teve cólicas e eu sei que vai sair mais dentinhos, então foi uma noite difícil, mas nada absurdo).


Esse foi meu "depoimento" kkk espero ajudar alguma das mães sonolentas.


bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário