segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dos 20 aos 30 .. Um pequeno comentário #Chorumelas



Me deparei com o seguinte comentário no meu fim de semana: "Educação Física não dá dinheiro".

De pronto atendimento respondi que a pessoa estava errada .. mas calma .. vamos voltar a uma análise um pouco mais prolixa dessa indignação que está batendo com marteladas veementes em minha pobre cabeça durante toda essa madrugada até o presente momento.

Falaremos sobre planos, metas e objetivos.


Dos 20 aos 30 anos

Uma idade onde você quer tudo. Batalha por seus sonhos .. blah blah blah.

Sejamos francas. 

É nessa década que você tem mais energia para formar o seu futuro. Estudo, trabalho, estágios, eventos, cursos. Tudo é lucro, tudo é bem vindo e tudo será de grande proveito.

Uma idade para absorver o máximo de conhecimento possível.

Falando um pouco sobre mim... na verdade essa postagem é mais um desabafo do que um incentivo à população jovem. 

Desabafo porque não fui "vista" como gostaria .. e incentivo (talvez) para que vocês de alguma maneira continuem. O que? Só vocês sabem...

*****

Tenho duas formações acadêmicas: Tecnólogo em Gestão Empresarial .. MBA em Gestão Empresarial  +  Educação Física - Licenciatura e Bacharelado .. Pós Graduação em Fisiologia do Exercício e Terceira idade.

Fora a quantidade inenarrável de cursos extra curriculares. Específicos em treinamento resistido ou em áreas da gestão.

Sou diagramadora também .. com cursos, embasamento .. nada do que eu faço hoje eu faço porque acordei louca e inventei uma profissão. Inclusive, eu não faço nada do que não sei e não faço nada do que não estudei e não me sinto segura para executar. Ponto.

Meu Linkedin é bem atualizado, gosto de registrar lá todos os cursos que faço. Enfim... 

*****

Quando você é jovem, lá com seus 20 anos, você imagina uma vida, um futuro.

Conheço pessoas que imaginam o que querem e param por aí. Eu não.

Eu não sou uma "mulher de sonhos" mas sim de objetivos. Sempre fui e se Deus quiser sempre serei.

Parece seco, grosseiro .. mas sou assim e pronto.

Comecei a trabalhar muito nova, com 14 anos. E sempre mantive as duas profissões. No início dava aulas de dança e trabalhava meio período como estagiária em escritório.

Posteriormente, fui para a área da educação física. Sempre foquei em musculação. Na época eram poucas mulheres nessa área, elas estavam mais nas aulas de ginástica. Eu queria provar que mulher também era boa em musculação.

Hoje, o feminismo social está mais aflorado, mas há 10 anos atras, isso era sim, uma novidade. Fui precursora dos direitos femininos na musculação kkkk calma, estou zuando.

Comecei a dar aulas particulares, me especializei no "diferente" - Que agora está comum. Pessoas com problemas de coluna, de saúde, etc, e fui ganhando um público fiel. Que valorizava as melhoras. A estética na minha prestação de serviço sempre foi consequência, o principal sempre foi a saúde.

Foco e Planos


Quando comecei a trabalhar informalmente (sem CTPS assinada) como personal, comecei também a aprender a administrar meus negócios.

Afinal, eu me sustentava com o que eu havia recebido no mês passado e não contava com o que iria receber no outro mês.

(Isso me ajudou muito na crise dos Estados Unidos quando 12 alunos meus faliram... Enquanto colegas se desesperaram com a baixa de renda, eu tinha um caixa e sobrevivi de boa até adquirir novos clientes).

Em um dos treinamentos de gestão que eu estava participando (não, eu não havia abandonado a gestão, não estava atuando mas continuava estudando), falamos em objetivos, metas, foco.

Aprendemos a pensar em o que queríamos para nossa vida / empresa .. em como chegaríamos lá .. e o mais importante .. se esse seu objetivo era alcançável! Você não pode se frustar! Você deve colocar objetivos alcançáveis.

Fizemos um exercício mais ou menos assim:

Daqui a 10 anos onde quero estar? O que eu quero alcançar?


No dia do curso escrevemos coisinhas lindas e tal.

Fui pra casa. Não contente. Queria mais do que um exercício.

Peguei um caderno e literalmente desenhei! Saiu mais ou menos assim:

*****

AOS 19 > Ano de 2003 (época do curso) - Dar entrada no meu primeiro carro - ok

AOS 20 > Ano de 2004 - Concluir a Faculdade - ok

AOS 21 > Iniciar primeira pós graduação (área a definir) ... escolhi fisiologia do exercício e terceira idade - ok

AOS 23 > Ano de 2007 - concluir pós graduação (ok) e iniciar preparativos para casamento (ok), comprar um terreno ou dar entrada em uma casa ... compramos um terreno e moramos por 02 anos em cima da casa da sogra.

AOS 24 > 2008 - Casar - ok

AOS 25 > 2009 - Iniciar segunda pós graduação (área a definir) .. escolhi um MBA em Gestão Empresarial.

Pausa emocional .. nessa altura do campeonato eu estava trabalhando fixo 1/2 período em uma academia e dava aulas de personal nos outros horários. Novamente a área da Gestão ressurgiu, no trabalho fixo, eu fazia mais serviços administrativos do que ficava efetivamente em sala de aula. E esse foi um fator crucial para decidir sair da academia e ir trabalhar com minha família em escritório. As aulas de personal nunca pararam, mesmo em tempo integral no escritório eu dava aulas de manhã e a noite.

AOS 27 > 2011 - Concluir MBA.

AOS 28 > 2012 - Começar as tentativas para engravidar =)

AOS 30 > 2014 .. Já estava com meu bebe no colo e o último item do meu planejamento era: 

PAUSAR POR APROXIMADAMENTE 05 ANOS A EDUCAÇÃO FÍSICA E ME EMPENHAR EM CURSOS DE GESTÃO E NA PRIMEIRA INFÂNCIA DO MEU FILHO.

Obs .. meus planos sempre envolveram meu marido pois sabíamos que iríamos casar, pense nisso, faça seus planos de uma maneira que consiga alcançar junto ou não com alguém.

* Planos encaixados durante o trajeto:   Viagens, pelo menos 01 por ano (sempre deu certo, com organização e antecedência, tudo funciona);     Troca de carro (mediante análise e disponibilidade financeira), sempre muito consciente e com o mínimo de financiamento possível.   Cursos, diversos, aproveitei oportunidades, cursos on line, alguns gratuitos, enfim, fiquei atenta.

* Planos alterados durante o trajeto: Residência. Nós tínhamos como primeiro objetivo construir no terreno, mas o investimento inicial era muito alto, se não iria ficar aquelas obras inacabadas. Naquela época não existia o construcard e foi lançamento do programa minha casa minha vida. Acabamos financiando em 2010 o nosso apartamento. O nosso terreno? Está lá .. agora, em 2017, estamos em momento de decisão! 

* Planos à longo prazo devem estar abertos à alterações como mudanças, oportunidades de emprego, cursos, etc, filhos, casamentos. Enfim. Os planos de curto prazo (até 05 anos) devem ser mais agressivos e pautados.

*****

Tecnicamente, meus planos para 10 anos seguiram um curso correto, que me agradou, atendeu as nossas expectativas (minha e de meu marido), foram 10 anos intensos e de muito trabalho e desenvolvimento.

Mas já dizia aquele ditado .. Ninguém vê a pinga que você toma, só os seus tombos .. ou seria o contrário???? kkkk

Enfim!

Voltamos a programação normal sobre Chorumelas e ladainhas 

*****

Iniciei minha carreira na dança / educação física aos 14 anos .. concomitante à gestão certo?

Vou falar da educação física .. eu fiquei exclusivamente trabalhando apenas com saúde de 2003 à 2009 .. Foram 06 anos atuando EXCLUSIVAMENTE com o atendimento personalizado na área da Educação Física correto?

Foram 06 anos sem atuar com gestão - continuei estudando mas não atuando. Agora me diz .. como é que educação física não dá dinheiro?

Como é que a pessoa tem coragem de virar pra mim e falar que educação física não dá dinheiro visto que em 10 anos do meu planejamento pessoal foram exatamente nesses 06 anos que eu consegui o meu "patrimônio"?

Chamo de patrimônio nossa casinha, nosso terreno, nosso carro, nosso casamento e o nosso filho! Nossa família!

Sou ryca esbanjando? Não! Tenho conquistas às custas de MUITO trabalho e dedicação! Mas MUITO mesmo! Muito apoio e parceria do meu marido, para atingirmos o ponto que estamos. 

Repito, não estamos rycos e ainda tem uns 20 anos pra pagar do nosso apto!

Mas são nossas conquistas. E vou falar a verdade pra você que está começando uma carreira na educação física. Trabalhe sem medo, porque escritório nenhum vai te remunerar de início da mesma maneira que o volume de trabalho na educação física remunera.

Pague seu carnê de Inss ou faça seu caixa / investimentos. Seja organizado e administre o seu negócio, que é você prestador de serviço.

Sei que no começo é difícil, mas não é impossível.

*****

Hoje estou trabalhando apenas com gestão (e uns freelas com meu marido em diagramação). Fiz vários cursos on line. Os presenciais terão que esperar, estou seguindo minha pausa de pelo menos 05 anos com apenas 01 profissão.

E você pensa que para os próximos 05 anos eu não tenho planos? Tenho sim, mas são mais leves, mais flexíveis e envolvem um serumaninho ...

Inclusive, um desses planos já mudou. Tenho esse ano para re-estruturá-lo. Veremos se conseguirei. Estou determinada a futuramente participar mais da vida do meu filho e estar devidamente estruturada profissionalmente e financeiramente. (Bóra trabalhar? kkk)

*****

Eu penso assim, o mais difícil, nós (meu marido e eu) já conseguimos. Casa financiada, trabalho, um filho maravilhoso e saudável.

E agora me diz criatura, como é que chega pra mim e fala que a base das minhas conquistas no trabalho não "dá dinheiro"???? Sério???? Qual parâmetro você buscou para tirar essa conclusão???

Só o que digo é que não foi o parâmetro da minha vida!

Outra pergunta; o que é "dar dinheiro" pra você? Qual valor mensal de remuneração que você considera bom para te sustentar?

Isso é relativo .. varia de pessoa para pessoa .. cada um almeja o que quer para a vida, mas isso não significa que você pode dar opiniões grosseiras, sem fundamento e desestruturadas.

E querem saber o que me chateou mais desse comentário gerador dessa postagem gigante? Que a pessoa não estava lá pra ver minha vida, e sabe? Ela deveria, porque era o mínimo que ela poderia ter feito por mim .. perdeu 10 anos de minha existencia, perdeu 10 anos de minha convivencia, perdeu 10 anos de ver minhas conquistas e se orgulhar de mim. Bom, como diz minha prima, eu sei de minhas conquistas e devo me orgulhar delas mesmo que a pessoa que deveria ter visto isso não saiba de nada.

*****

Passando a mágoa das palavras alheias pro espaço ... Tenho até 35 anos para cumprir minha pausa na educação física e decidir se volto ou sigo outro caminho além da gestão. Como minha visão mudou muito, estou com planos que me agradam e não me parecem tão impossíveis! E se Deus quiser vai dar certo!

E para quem acha que essa ou aquela profissão não dá dinheiro, apenas trabalhe .. 
Deus lhe dá o que você precisa e não o que você quer.












Nenhum comentário:

Postar um comentário